O que é?
A Bexiga é um órgão do aparelho urinário situado na bacia ou pélvis, é oco, de formato circular, com várias camadas, sendo uma muscular. O cancro da bexiga ocorre quando as células de qualquer uma das suas camadas começam a crescer sem qualquer controlo, provocado por certas substâncias químicas que se concentram na urina. Este cancro manifesta-se três vezes mais nos homens do que nas mulheres.
Sintomas
· Sangue na urina (a urina apresenta uma coloração que pode variar entre o avermelhado e o vermelho intenso);
· Dor ao urinar;
· Sensação de necessidade de urinar sem o conseguir;
· Micções frequentes;
· Dor nas costas ou fundo do abdómen.
Tratamento
Os tratamentos são aplicados consoante a fase da doença. As opções de tratamento são:
· Cirurgia:
Diatermia (destruição pelo calor) – queima-se a área afectada com uma pequena corrente eléctrica. Após esta cirurgia pode ainda haver necessidade de radioterapia, quimioterapia ou imunoterapia.
Citectomia radical – consiste na extracção total da bexiga.
· Radioterapia: utilizam-se raios de alta energia para matar, somente, as células cancerígenas, não afectando as células em redor.
· Quimioterapia: é o uso de medicamentos ou combinações de diferentes medicamentos que servem para matar as células cancerosas.
· Imunoterapia: consiste na utilização de medicamentos que estimulam o sistema imunitário, ou seja, estimulam o organismo a produzir as suas próprias defesas naturais contra os tumores.
Formas de prevenção
Pode-se diminuir o seu aparecimento seguindo as seguintes recomendações:
· Não fumar;
· Evitar a exposição a agentes agressivos de algumas substâncias químicas;
· Beber com abundância líquidos;
· Esvaziar a bexiga com frequência;