O cancro colo-rectal é um dos tipos de cancro mais comuns nos homens (assim como o cancro da pele, próstata e pulmão) e nas mulheres (assim como o cancro da pele, pulmão e mama). É a segunda maior causa de morte por cancro em todo o mundo em ambos os sexos.
O cólon e o recto fazem parte do aparelho digestivo, formando um longo tubo muscular, a que se dá o nome de intestino grosso. Os investigadores continuam a estudar o cancro colo-rectal, para saberem mais sobre a doença, estão a tentar descobrir as suas causas e a explorar novos modos de o prevenir, detectar e tratar.
Alteração dos hábitos intestinais
Diarreia
Sangue nas fezes
Desconforto abdominal generalizado
Perda de peso constante
Cansaço frequente
Náuseas e vómitos
As opções de tratamento serão escolhidas consoante o avanço da doença.
Cirurgia: Se o cancro não se espalhou por outras partes do corpo, recorre-se à cirurgia para tentar curar o cancro, no entanto se o cancro se espalhou, mas apenas de forma limitada, pode tentar-se a cirurgia embora esta intervenção não vá curar o cancro, mas poderá aliviar os sintomas e evitar algumas complicações graves.
Radioterapia: É utilizada com muita frequência no tratamento do cancro do recto, mas raramente no cancro do cólon. Pode ser realizada antes ou depois da cirurgia.
Quimioterapia: Uso de medicamentos que servem para matar as células cancerígenas.