A relação entre o cancro e a alimentação
Considera-se que cerca de um terço dos cancros poderiam ser prevenidos se tivéssemos uma dieta alimentar equilibrada e cuidada. A ambiguidade e complexidade das relações nutrição/cancro deve-se: à alimentação, ser uma das causas responsáveis pelo aumento da incidência da doença e exercer um efeito protector ou inibidor nas diversas etapas do desenvolvimento de uma doença neoplásica.
Influência de alguns nutrientes no aparecimento de doenças neoplásicas
Lipidos: a observação da distribuição geográfica da mortalidade e incidência dos cancros da mama, cólon e próstata, tem sugerido que a ingestão de elevado teor de gordura eatá relacionada com o risco mais alto destas neoplasias.
Proteínas: normalmente, a formação de tumores é diminuída por dietascom níveis de proteínas abaixo do necessário para o crescimento óptimo, e pelo contrário é intensificada por níveis de proteínas duas a três vezes mais que a quantidade necessária.
Fibras: os estudos mais recentes em animais, indicam que fibras dietéticas específicas e gorduras exercem efeitos diferenciais sobre a proliferação de células do cólon (as fibras afectam o cólon proximal e as gorduras e cólon distal), chegou-se assim à conclusão que o efeito das fibras sobre a proliferação celular é altamete dependente da acção da gordura.
Vitaminas: a ingestão de frutas e vegetais ou de antioxidantes, tais como betacaroteno ou vitaminas E e C, podem diminuir o risco de cancro gástrico.
O que comer?
× Frutas, legumes e hortaliças:
* A vitamina C é uma substância protectora contra o cancro do estômago, que se pode encontrar em grande quantidade nos citrinos, batatas, couve-flor, pimentos, etc.
* A vitamina A tem um papel muito importante na regulação do desenvolvimento celular e impede a deterioração das células, actuando assim como protector do cancro. A vitamina A, propriamente dita, encontra-se, por exemplo, no leite e seus derivados.
* As fibras aceleram a defecação, que faz com que a concentração de substâncias de risco seja reduzida, encontram-se no pão feito com cereais, arroz integral, verduras, frutas e legumes.
× Peixes e carnes brancas:
Aumentar o consumo de aves, coelhos e animais não domesticados, nomeadamente caça, diminui o risco de cancro. As carnes vermelhas e gordas devem incluir-se de forma pontual na dieta, nunca diariamente. Estas carnes e as processadas industrialmente (enchidos, salsichas, fiambre) são uma fonte de gorduras de origem animal que aumentam o risco de cancro do pulmão, cólon e recto, mama, endométrio e próstata.
× Azeite virgem:
Rico em vitamina E que protege o coração e previne o cancro. Recomendam-se duas colheres de sopa diárias no mínimo.
Alterações alimentares aquando o tratamento do cancro
Uma alimentação cuidada e equilibrada ajuda a:
× Prevenir ou evitar perda de peso;
× Estar na melhor forma física possível para combater a infecção;
× Esperar que o corpo restabeleça os tecidos normais lesados pela quimioterapia ou radioterapia;
× Ter energia para recuperar o mais rapidamente possível;
× Tolerar a teurapêutica com poucos efeitos secundários;
× Sentir-se bem
O doente que padece de cancro sofre várias alterações alimentares:
× A falta de apetite acompanha a doença durante um longo período de tempo;
× A perda de peso ou a impossibilidade de o recuperar são também problemas frequentes;
× Os tratamentos podem causar lesões na boca, no esófago e até irritar o estômago, devido a estes problemas o doente é obrigado a efectuar refeições líquidas ou moles;
× Outro problema grave que surge e que vai obrigar a uma dieta especial é a obstipação, que pode aparecer não só devido a medicamentos usados na quimioterapia ou para diminuir as dores mas também como onsequência da ingestão de poucos líquidos ou devido à imobilidade a que o doente está confinado;
× Náuseas e vómitos são contrariedades frequentes que surgem durante e após o tratamento
Resumindo...
O que provoca o Cancro?
-
A obesidade pode provocar a ocorrência de cancro.
-
Quanto ao consumo de álcool, embora se reconheça que em pequenas doses possa ser benéfico na prevenção de outras doenças, mas relativamente ao cancro, a recomendação é evitar totalmente.
Como prevenir ?
-
uma alimentação rica em vegetais ajudaria a prevenir a doença.
-
Estudos realizados indicam que uma dieta vegetariana, ou mesmo uma dieta rica em vegetais, pode prevenir diversos tipos de cancro.
-
Enquanto uma dieta rica em carnes terá efeito contrário.